28.5.07

Os Livros no Parque


Todos os anos por esta altura se levantam vozes que querem por força meter a Feira do Livro de Lisboa num recinto fechado, suponho que na FIL (este ano ainda não dei por nada, não se fala da feira nem para dizer mal). Esta ideia vai contra tudo aquilo que é a nossa feira do livro: uma festa ao ar livre, sem pagar para entrar, onde se compra livros mas também se passeia, numa zona central da cidade. É também uma excelente oportunidade para passear no Parque Eduardo VII à tarde e à noite, coisa que só se faz nesta altura. Lisboa tem um excelente clima nesta época do ano e há que aproveitá-lo, mesmo que por vezes possa estar fresco ou cair uma chuvinha, mas isso também nunca matou ninguém. Colocar a feira num recinto fechado asséptico e com luz artificial e ir para lá numa tarde primaveril é criminoso. Depois queixam-se que as pessoas se enfiam todas nos centros comerciais nos fins-de-semana…



Na Feira do Livro de 2004 algumas editoras juntaram-se e fizeram um livrinho, que ofereciam, no qual alguns autores escreveram um pequeno texto em defesa da feira no Parque Eduardo VII.


Durante os próximos dias vou aqui deixar alguns desses textos, porque realmente não podemos deixar que nos tirem a feira do ar livre.

Sem comentários: