18.7.07

& etc


A & etc é uma pequena editora de culto no meio editorial português. Começou a editar livros em 1974 e é, desde então, dirigida de uma forma praticamente artesanal por Vítor Silva Tavares.


É uma editora com uma linha muito própria. Tem no seu catálogo autores portugueses como Alberto Pimenta, João César Monteiro, Álvaro Lapa, Herberto Hélder, António José Forte, Manuel de Freitas e muitos outros. Estrangeiros, tem nomes como Paul Lafargue, Antonin Artaud, Henri Michaux ou D.H. Lawrence. Tem editado sobretudo muitos textos de cariz alternativo, com edições muito pequenas, de poucas centenas de exemplares. Tem a particularidade de não fazer reedições, o que significa que uma grande parte do seu catálogo se encontra esgotada.


Também graficamente é uma editora muito particular, com um formato original, quase quadrado (mas não é) e capas magníficas. A produção é muitíssimo cuidada, com uma grande atenção a todos os pormenores.


Não é muito fácil encontrar os livros da & etc nas livrarias. Como disse, muitos livros estão esgotados e a maioria das livrarias não tem absolutamente nada desta editora. Recomendo por isso livrarias mais alternativas, como a Letra Livre (na Calçada do Combro), que tem inclusivamente uma zona só com livros da & etc.


O catálogo completo da & etc pode ser consultado aqui.

Sem comentários: