10.8.07

Torre Bela


Está em exibição no King Torre Bela, documentário de Thomas Harlan..
.
Trata-se de um documentário realizado em 1975, sobre a ocupação da Herdade da Torre Bela, no concelho da Azambuja, no Ribatejo, que era propriedade do Duque de Lafões. Vivia-se ainda um ambiente com resquícios medievais, com o senhor e os servos. Era comum o duque passear a cavalo por entre a miséria das redondezas e as praças de jorna eram prática corrente como forma de contratar os trabalhadores.
.
Em Abril de 1975, à margem de partidos e sindicatos, um grupo de camponeses ocupa a herdade, procurando formar uma cooperativa em moldes diferentes das Unidades Colectivas de Produção ligadas ao PCP. Os principais líderes eram o carismático Wilson e Camilo Mortágua que, embora ligado à LUAR, agiu em nome individual.
.
O PCP condenou a ocupação, considerando-a ilegal, mas esta tornou-se um símbolo do poder popular e da utopia revolucionária, acabando por ruir algum tempo depois do 25 de Novembro, sendo devolvida ao mesmo Duque de Lafões.
.
Thomas Harlan, alemão, que ainda hoje se considera de extrema-esquerda (filho do famoso cineasta nazi Veit Harlan) foi um dos muitos europeus da época que vieram para Portugal atraídos pela revolução. Apesar de nunca ter até então realizado qualquer filme, gravou muitas horas de imagem que puderam ser já vistas em várias versões.
.
A primeira exibição ocorreu no Festival de Cannes de 1977. Depois disso, foram feitas várias outras exibições em cinema ou televisão. Nos 30 anos do 25 de Abril, o Público lançou uma caixa de CDs e DVDs que incluía uma versão de Torre Bela com cerca de 80 minutos.
.
Esta versão tem 105 minutos e é uma cópia recuperada e restaurada. O filme é um documento fundamental, sendo particularmente tocantes as cenas em que os camponeses entram pela primeira vez no palácio do duque. O contacto do mundo miserável e explorado com o mundo dos ricos, até aí inacessível, é duro e comovente.
.
Imagens já famosas são aquelas em que, a propósito de uma pá que um dos trabalhadores não quer partilhar com os outros, Wilson tenta convencê-lo das vantagens da cooperativa.
.
Impressionante é Grândola, Vila Morena cantado em uníssono por Zeca Afonso, Vitorino, Fanhais e toda a população, debaixo de chuva.

Sem comentários: