12.9.07

On the Road: 50 Anos

.
Passaram, no dia 5 de Setembro, 50 anos sobre a publicação de On the Road, de Jack Kerouac (Pela Estrada Fora, em português), a bíblia da beat generation e um dos livros mais importantes do Século XX.

Escrito numa prosa frenética, descreve as deambulações pelas estradas norte-americanas de Kerouac, maioritariamente à boleia, de mochila às costas e sem dinheiro, muitas vezes com a companhia do seu amigo Neal Cassady. Também Burroughs ou Ginsberg, que tinham conhecido Kerouac nos meios intelectuais e boémios nova-iorquinos, aparecem no livro. É um hino a um estilo de vida errante e em intensidade máxima, com muito jazz, álcool, drogas e sexo.

Esclareça-se que tudo isto se passa em finais dos anos 40, embora a primeira publicação do livro só tenha ocorrido em 1957.


On the Road foi escrito em apenas 3 semanas, num rolo de papel de 36 metros, sem qualquer pontuação e com um parágrafo único. Após ter sido rejeitado por várias editoras, acabou por despertar o interesse de uma, mas o livro teve de ser reescrito e pontuado. Também os nomes tiveram de ser modificados. Assim, Jack Kerouac ficou Sal Paradise, Neal Cassady ficou Dean Moriaty, Allen Ginsberg ficou Carlo Marx, William Burroughs ficou Old Bull Lee e Carolyn Cassady ficou Camille.


O livro tornou-se um best-seller e Kerouac ficou famoso, mas não lidou bem com a situação. Embora tenha sido uma referência fundamental para os movimentos de contracultura dos anos 60, Kerouac nunca os acompanhou, tendo até apoiado a Guerra do Vietname. Ao contrário de Ginsberg e outros, nunca se deu bem com a geração hippie ou com o flower-power. Acabou por morrer em 1969, devido ao excesso de álcool, quando se encontrava já afastado do meio beatnik. .
Além de On the Road escreveu outras obras importantes, como The Dharma Burns (1958), The Subterraneans (1958) ou o desencantado Big Sur (1962).


Em Portugal, On the Road foi publicado pela primeira vez em 1960 pela Ulisseia.

Nos anos mais recentes é a Relógio d’ Água que tem publicado Kerouac, tendo no seu catálogo Pela Estrada Fora, Os Vagabundos do Dharma, Os Subterrâneos e Big Sur.

Sem comentários: