.
A carreira nº 24 do eléctrico de Lisboa chegou a ter o percurso Cais do Sodré – Alto de São João, embora em 1997, quando foi desactivada, funcionasse apenas entre o Largo do Carmo e Campolide.
.
O Fórum Cidadania Lisboa propõe agora, passados 10 anos, a sua reabertura, numa primeira fase apenas no troço Cais do Sodré – Campolide. Para tal lançou uma petição on-line, que já assinei, e que tem o seguinte texto:
.
O Fórum Cidadania Lisboa propõe agora, passados 10 anos, a sua reabertura, numa primeira fase apenas no troço Cais do Sodré – Campolide. Para tal lançou uma petição on-line, que já assinei, e que tem o seguinte texto:
.
.
Description/History:
.
Há mais de 10 anos, aquando do início das obras de construção do parque de estacionamento subterrâneo em Campolide, a linha de eléctrico que ligava o Cais do Sodré–Carmo–Principe Real–Rato-Amoreiras–Campolide, foi interrompida temporariamente, suspendendo-se assim uma das linhas de eléctricos mais importantes de Lisboa, turisticamente falando, mas não só. .De facto, aquela linha é toda uma espinha dorsal de Lisboa, facto entretanto agravado seja abertura de um interface no Cais do Sodré, seja pela crescente atractividade do Chiado e do Bairro Alto, de dia pela utilização diária dos habitantes e de serviços e dos turistas, à noite, em que milhares de pessoas acorrem ao local para os diversos locais de diversão e restauração. E este é um ponto demasiado importante para ser desconsiderado, já que uma das poucas zonas urbanas da cidade que é utilizada, massivamente, 24 horas por dia, está realmente congestionada, com poucas opções para mais estacionamento, tendo em conta os efeitos no edificado e em conjuntos protegidos e na perversidade de atrair mais trânsito a um local já de si limitado..Por isso, a reactivação desta linha de eléctrico, com um horário alargado, permitiria transportar todo o tipo de públicos que utiliza esta zona, a partir das zonas fronteiriças e exteriores ao casco urbano mais antigo, permitindo ou fomentando a utilização de parques automóveis noutras zonas da cidade.
.
Petition:
.
Considerando que, fisicamente, toda a linha de carris em causa ainda existe em todo o percurso, e que este é um investimento que, com toda a certeza, apenas trará vantagens à cidade;.Considerando que existe um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a CARRIS, para activar a antiga carreira de eléctrico 24 (Campolide-Largo do Carmo), e que (segundo fonte da própria CARRIS) apenas se aguardava pela conclusão das obras no passadiço do Elevador de Santa Justa para a reactivar;.Considerando que as referidas obras já terminaram e que a própria Associação de Turismo de Lisboa (ATL) está fortemente interessada em que aquela carreira de eléctrico seja reactivada;.E considerando a elevadíssima pressão que existe actualmente sobre o eléctrico 28, a que só a criação de novas linhas e a reabertura de outras entretanto fechadas poderá obviar,.SOLICITAMOS À CARRIS E À CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA QUE DÊEM INÍCIO AOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS COM VISTA À REABERTURA, A CURTO PRAZO, DA LINHA DE ELÉCTRICO 24, DO LARGO DO CARMO A CAMPOLIDE, INCLUINDO A EXTENSÃO AO CAIS-DO-SODRÉ!.É que, bem divulgada, a carreira do eléctrico 24 reúne todas as condições para se tornar um novo ícone dos eléctricos da capital.
.
.
Além do 24, este Fórum defende a abertura de uma nova linha de eléctrico de Benfica ao Parque das Nações, atravessando áreas muito populosas e com péssimos transportes.
.
O mesmo Fórum lança ainda a ideia de novas linhas para a zona ocidental de Lisboa (Algés, Miraflores, Alfragide, Odivelas) e oriental (Santa Apolónia, Moscavide, Portela).
.
Todas estas propostas podem ser lidas neste documento.
.
Há mais de 10 anos, aquando do início das obras de construção do parque de estacionamento subterrâneo em Campolide, a linha de eléctrico que ligava o Cais do Sodré–Carmo–Principe Real–Rato-Amoreiras–Campolide, foi interrompida temporariamente, suspendendo-se assim uma das linhas de eléctricos mais importantes de Lisboa, turisticamente falando, mas não só. .De facto, aquela linha é toda uma espinha dorsal de Lisboa, facto entretanto agravado seja abertura de um interface no Cais do Sodré, seja pela crescente atractividade do Chiado e do Bairro Alto, de dia pela utilização diária dos habitantes e de serviços e dos turistas, à noite, em que milhares de pessoas acorrem ao local para os diversos locais de diversão e restauração. E este é um ponto demasiado importante para ser desconsiderado, já que uma das poucas zonas urbanas da cidade que é utilizada, massivamente, 24 horas por dia, está realmente congestionada, com poucas opções para mais estacionamento, tendo em conta os efeitos no edificado e em conjuntos protegidos e na perversidade de atrair mais trânsito a um local já de si limitado..Por isso, a reactivação desta linha de eléctrico, com um horário alargado, permitiria transportar todo o tipo de públicos que utiliza esta zona, a partir das zonas fronteiriças e exteriores ao casco urbano mais antigo, permitindo ou fomentando a utilização de parques automóveis noutras zonas da cidade.
.
Petition:
.
Considerando que, fisicamente, toda a linha de carris em causa ainda existe em todo o percurso, e que este é um investimento que, com toda a certeza, apenas trará vantagens à cidade;.Considerando que existe um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a CARRIS, para activar a antiga carreira de eléctrico 24 (Campolide-Largo do Carmo), e que (segundo fonte da própria CARRIS) apenas se aguardava pela conclusão das obras no passadiço do Elevador de Santa Justa para a reactivar;.Considerando que as referidas obras já terminaram e que a própria Associação de Turismo de Lisboa (ATL) está fortemente interessada em que aquela carreira de eléctrico seja reactivada;.E considerando a elevadíssima pressão que existe actualmente sobre o eléctrico 28, a que só a criação de novas linhas e a reabertura de outras entretanto fechadas poderá obviar,.SOLICITAMOS À CARRIS E À CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA QUE DÊEM INÍCIO AOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS COM VISTA À REABERTURA, A CURTO PRAZO, DA LINHA DE ELÉCTRICO 24, DO LARGO DO CARMO A CAMPOLIDE, INCLUINDO A EXTENSÃO AO CAIS-DO-SODRÉ!.É que, bem divulgada, a carreira do eléctrico 24 reúne todas as condições para se tornar um novo ícone dos eléctricos da capital.
.
.
Além do 24, este Fórum defende a abertura de uma nova linha de eléctrico de Benfica ao Parque das Nações, atravessando áreas muito populosas e com péssimos transportes.
.
O mesmo Fórum lança ainda a ideia de novas linhas para a zona ocidental de Lisboa (Algés, Miraflores, Alfragide, Odivelas) e oriental (Santa Apolónia, Moscavide, Portela).
.
Todas estas propostas podem ser lidas neste documento.
Sem comentários:
Enviar um comentário