22.6.08

Av. da República (e imediações) à espera do fim

.
O Paulo Ferrero, do Cidadania LX, tem estado a fazer um excelente trabalho ao assinalar uma enorme quantidade de belíssimos edifícios na Av. da República e nas suas imediações que têm já a sua demolição aprovada ou vão a caminho disso ou então estão à espera de sofrer obras que previsivelmente os vão barbarizar por completo (ampliações, demolições do interior, etc.).
.
Esta aliás é uma zona da cidade onde a destruição do património existente, substituido por edifícios em geral deploráveis, tem sido uma constante nos últimos anos. Cada vez mais se está a tornar uma zona feia, agressiva, cheia de automóveis a circular em alta velocidade e edifícios de escritórios incaracterísticos. É urgente, por isso, que seja feita pressão para tentar salvar o que ainda é possível.
.
Aqui ficam os edifícios em destaque no blog:
.
.

Avenida da República, Nº 46.

.

3 comentários:

Pedro Cruz Mendes disse...

Dá vontade de ocupar e aguentar!

Anónimo disse...

dá vontade de chorar, as avenidas novas ja foram a zona mais bonita de lisboa, é só pensar como eram na decada de 60, a av.republica com todos os seus palacetes, só num país de 3 mundo se destroi assim edificios historicos como estes.. nao entendo, dá me vontade de nacionalizalos a todos e pronto.

André Mendes disse...

Note-se que na Avenida Fontes Pereira de Melo também existem diversos edifícios do mesmo gabarito abandonados, em risco, quiçá, de ruir. Uma vergonha, numa capital que se preze!