20.4.09

O país onde o dinheiro compra tudo

.
"O Paço do Duque mostrar-se-á novamente orgulhoso da sua herança, afirmando-se como uma notável ponte entre o Chiado de outros tempos e a Lisboa do século XXI."

[do site do empreendimento "Paço do Duque", na antiga sede da PIDE na Rua António Maria Cardoso]

"Não sei quantos serão os endinheirados que ali se vão regalar a viver bem. Haverá certamente pois há sempre gente para tudo e mais alguma coisa. Até gente capaz de se sentir confortável olhando paredes onde já houve sangue espirrado de homens e mulheres sob tortura, comendo pancada, sem poderem dormir nem se sentarem durante dias ou semanas a fio só por não aceitarem uma ditadura que queria a todos com uma ideia só, a de obediência a Salazar, depois a Caetano. É certo que não vão ouvir agora gritos e urros dos antigos torturados. Nem os risos e os palavrões dos antigos pides, revezando-se nos turnos de tortura e de espancamentos, pisando a dignidade dos presos sem lei que os protegessem. Nem assistirão a presos atirados pelas janelas para se espatifarem no pátio. Mas não lhes gabo o gosto sádico de ali se sentirem bem, confortáveis, pagando com cheques sacados a contas gordas para habitarem um local de ignomínia."

[João Tunes, no Água Lisa]

"A suja história de sangue e horror do edifício e os gritos de dor de milhares de portugueses que as «velhas e nobres paredes com um metro de espessura» abafavam, são agora, pelo turvo milagre da usura, uma memória doirada, transbordante de festas e de bodas, e de duques, príncipes e embaixadores. Num país onde o dinheiro compra tudo, até a memória colectiva, os antigos torturadores tornaram-se «copeiros e gentis homens» ao serviço de ricaços e recém-chegados ansiosos por reconhecimento."

[Manuel António Pina, JN, 20-03-2009]

2 comentários:

Anónimo disse...

eu acho de que se devia de enfiar todos os Tios e Tias nu Campo Pequeno e fuzil em cima, nus e amarrados a um poste.

Anónimo disse...

Ó Manel eu sei que es um homem dos livros e das leituras! Homem culto e longe do poder. Mas pensa lá! não era boa ideia por lá o Socrates e toda a trupe de politicos da treta do nosso pais! que me dizes? Abraço da Belgica