2.12.07

WALT

.
.
A Assírio & Alvim continua o seu excelente trabalho ao editar a obra completa de Fernando Assis Pacheco, tendo lançado agora Walt ou o Frio e o Quente, de 1978.
.
Trata-se de uma “noveleta”, como lhe chamou Assis Pacheco, sendo a sua primeira obra fora da poesia. Insere-se num certo tipo de ficção que surgiu nos primeiros anos a seguir ao 25 de Abril e que Luiz Pacheco designou como nacional-porreirismo, que englobava livros como O Que Diz Molero de Dinis Machado, Crónica dos Bons Malandros de Mário Zambujal e os primeiros romances de Lobo Antunes.
.
Walt é sobre a partida dos soldados destinados à Guerra Colonial, utilizando um truque que Assis Pacheco tinha já utilizado em certos poemas, que consiste em fazer passar a Guerra Colonial portuguesa pela Guerra do Vietname, com as respectivas adaptações (toscas, claro, para não haver dúvidas). Assim, o embarque é em San Diego, os soldados têm nomes como Joe Louis e vêm de zonas como a Carolina do Sul, etc.
.
A prosa, recheada de termos em calão e expressões castiças, era bastante inovadora na altura e o livro, à semelhança dos outros que referi no campo do nacional-porreirismo, teve um sucesso assinalável na altura.
.
Embora Walt não esteja ao nível do fabuloso Molero ou dos romances de Lobo Antunes, não deixa de ser um livro merecedor de uma redescoberta.

Sem comentários: