22.9.08

Os Três Seios de Novélia

.
.
Foi agora reeditado, pela Dom Quixote, Os Três Seios de Novélia, livro de estreia de Manuel da Silva Ramos.
.
Em 1968, com apenas 20 anos, Manuel da Silva Ramos ganhou o Prémio de Novelística Almeida Garrett (tendo como júri Óscar Lopes, Mário Sacramento e Eduardo Prado Coelho) com a novela Os Três Seios de Novélia. A esta o autor juntou os contos Um Longo Nascimento e A Respiração para a publicação do livro. Esta edição inclui também um prefácio de Óscar Lopes (escrito para a primeira edição) e um posfácio actual do autor.
.
Estamos perante três textos admiráveis, com fortes traços surrealistas, que vale a pena conhecer.
.
Sobre Novélia Óscar Lopes refere-se ao “romance de um jovem à descoberta do seu mundo lisboeta de 1968 – uma espécie de contrapartida a A Engomadeira de Almada Negreiros, meio século depois. Mas tal como com Almada, a arrumação cronológica, topográfica, e imediatamente verosímil do ambiente surge desfeita sob o fogo de uma fantasia sem tréguas, que, ao nível da narrativa como ao da simples cadeia verbal, nos empurra constantemente para a aventura do insólito, no contra-senso, no avesso ou na extremidade hiperbólica de tudo o que é vulgar. Ora este breve romance feito dos forros e dos extremos do quotidiano é, ao mesmo tempo, um poema de amor – do amor que ainda não o é, do amor masculino à procura da sua imagem de mulher.”
.
Em crítica recente (Ípsilon, 12/09/2008) Pedro Mexia escreve que “Novélia segue três ou quatro coordenadas fundamentais que de algum modo iluminam toda a escrita de Silva Ramos: o tumulto dos 20 anos e o tumulto do ano de 1968; um estilo sarcástico e lírico, tributário dos surrealistas; e uma experimentação formal sem programa. As três narrativas que compõem Novélia constituem uma estreia a todos os títulos notável.”
.
Talvez por ter estado fora de Portugal quase 30 anos, Manuel da Silva Ramos tem sido injustamente esquecido pela crítica e pelo público. Esperemos que a reedição do seu livro mais emblemático (embora ainda fosse possível encontrar a anterior edição, da Fenda) ajude a inverter essa situação.

Sem comentários: