2.10.09

Pedro Ornelas: porque é que Campo de Ourique funciona e outros bairros não?

.
.
"porque é que Campo de Ourique funciona e outros bairros não? Arrisco algumas hipóteses.
Primeiro, Campo de Ourique é suficientemente pequeno para ser percorrido a pé, e suficientemente grande para ter uma população apreciável (mais de 25 mil habitantes, se incluirmos a freguesia de Sta. Isabel). Esta 'massa crítica' é essencial para que os atributos da vida urbana funcionem -- anonimato qb, possibilidade de cada um ter a sua vida sem ser controlado, de encontrar potenciais amigos/as, namoradas/os com quem nos identifiquemos. É também essencial para viabilizar um comércio variado, que num bairro mais pequeno teria dificuldade em subsistir por falta de clientes. E o facto de poder ser facilmente percorrido a pé confere unidade ao bairro.
Segundo, Campo de Ourique tem um centro relativamente bem definido, um vago quadrilátero centrado no Jardim da Parada e que vai até às ruas principais Ferreira Borges e Saraiva de Carvalho. Ou seja, uma zona de sociabilidade mais activa, onde há todo o comércio que é preciso e que propicia o estabelecimento de relações.
Terceiro, o bairro obedece ao tradicionalíssimo esquema de malha ortogonal com quarteirões, com uma relação razoável entre a altura dos edifícios e a largura das ruas, e com o comércio estabelecido nas lojas dos prédios. Até prova em contrário, esta é a melhor forma urbana até hoje inventada.
Quarto, Campo de Ourique demarca-se facilmente do resto da cidade, sem que, ao mesmo tempo, haja uma descontinuidade. E é razoavelmente bem servido de transportes, embora não tenha metro (no entanto, interrogo-me se a ausência do metro não terá contribuído para manter o carácter residencial e evitar a terciarização que aflige outras zonas da cidade).
E pronto. Não me parece que haja grande mistério no sucesso de Campo de Ourique. Foi um bairro bem planeado, é tudo. O triste é que parece evidente que o urbanismo da segunda metade do século XIX era muito melhor que o de hoje."
.
[Pedro Ornelas, O Céu Sobre Lisboa, 21-11-2005]

1 comentário:

fallorca disse...

Talvez por ser Campo de Ourique e não outro bairro qualquer, inclusive suburbano, limítrofe, dos arrabaldes, etc.