14.6.07

Ler Devagar e Eterno Retorno - Inauguração

.
.
Muito a propósito da crónica que deixei aqui em baixo, de Jorge Silva Melo, uma excelente notícia: é hoje inaugurado, às 22 horas o novo espaço das livrarias Ler Devagar e Eterno Retorno. Fica na antiga fábrica do Braço de Prata e terá, além de três salas para livros, mais duas para exposições, uma para teatro e uma para cinema. Será portanto muito mais do que uma simples livraria, assumindo uma vocação de centro cultural.



A Livraria Ler Devagar, que estava situada no Bairro Alto e teve de sair do seu espaço há já algum tempo, era uma livraria muito importante no fraco mercado livreiro lisboeta. Uma livraria claramente alternativa, que apostava em fundos de catálogo e pequenas editoras, nada dos best-sellers, livros com capas coloridas e siglas iniciáticas de que fala Jorge Silva Melo. Ainda por cima o espaço era agradabilíssimo, com uns corfortáveis sofás, não tinha a habitual músicata horrível aos berros e os funcionários eram muito interessados e competentes. Promovia também com regularidade debates e exposições.


A Eterno Retorno era uma pequena livraria-bar especializada em livros de filosofia que ficava mesmo ao lado da Ler Devagar.

Agora as duas juntaram-se e têm um novo espaço no Braço de Prata. Esperemos que o facto de estar muito afastada dos circuitos habituais dos seus potenciais clientes, ao invés de os assustar, sirva isso sim para criar um pólo de revitalização de uma zona da cidade profundamente degradada e abandonada.

Sem comentários: